Casa Bô

Ribeira Bô

Criação de uma comunidade Bô permanente na zona rural de Amarante

Fruto de todo o desenvolvimento/criacao das sinergias e de toda a accao desenvolvida ao longo destes ultimos dois anos, foi com muita felicidade que se reunirao as condicoes para dar os primeiros passos neste sentido. Primeiramente a existencia de diversos elementos do nosso colectivo disponiveis integralmente para abracar essa transicao nas suas vidas, em confluencia com a existencia de uma Quinta, na zona rural de Amarante, que se encontrava desocupada com potencial a varios niveis, da qual os proprietarios, num acto de boa fe’, nos cederam por um periodo minimo de 5 anos, sem qualquer custo associado, para darmos continuidade ao nosso projecto.

Foi designado outro grupo de trabalho especifico que assumira a responsabilidade integral deste projecto, sendo este grupo e respectivo projecto igualmente independentes da estrutura -mae, embora assente na Visão, Missão e Valores da Casa Bo.

Tendo em vista a reabilitação e revitalização da quinta que se localiza numa zona despovoada na regiao de Amarante pretende-se, entre outros objectivos, contrariar a desertificação de tantas localidades do meio rural português. A proximidade com a sede do projecto no Porto, facilita a implementação desta comunidade a nascer em constante simbiose com o trabalho que se tem vindo a desenvolver.

Mais do que criar um lugar para viver, pretende-se neste espaco criar um centro educacional, baseado numa ética e visão sustentáveis do nosso mundo, envolvendo moradores e pessoas de todas as idades.

Os elementos constituintes deste grupo, consideram importante a elevacao da consciencia sobre o ambiente, o auto-desenvolvimento, a gestão da energia pessoal numa forma simples e natural de viver as relações humanas.