Casa Bô

Projetos

Acolhemos um vasto número de projetos que pensamos serem um contributo para o meio em que nos encontramos.

Funcionamos como uma incubadora de projectos para quem quiser trabalhar e participar na nossa missão.

Aqui podes ver alguns exemplos de actividades que vamos tendo numa base regular.

Cultura

 

  • Exposições artísticas
  • Noite de Poesia
  • Grupo Teatro
  • Música ao vivo (concertos, jazz, Jam session´s (blues, jazz e free) etc)
  • Dj´s set: folk e Lindy Hop
  • Workshops/aulas: Bôtocada, Folk,  (…)
  • Partilhas de viagens (Girando o Globo)

Desenvolvimento Pessoal

  • Meditação guiada (terças às 19h)

“A prática de meditação a que nos propomos é a de focar a atenção na nossa experiência física subtil e profunda, desprendendo-a de pensamentos e emoções, para então experimentarmos calma e clareza, para acedermos à consciência que se encontra já aqui. O impulso a curiosidade e a receptividade para meditar são já essa consciência.”
Aconselha-se o uso de roupa larga e confortável.
O evento é apoiado por donativos conscientes.

  • Hatha Yoga

O Hatha yoga é uma pratica milenar que tem como função, entre outras, harmonizar a mente e o corpo. Yoga significa união. Nestas aulas vamos preparar o corpo e a mente através de exercícios de respiração, posturas, sistemas de purificação e relaxamento. Neste trabalho pessoal e individual, cada um encontra a sua evolução dentro das suas próprias capacidades, sendo esta prática apropriada a todos.
Tem como consequência uma melhora nas funções cerebrais, baixar os níveis de stress aumentar a flexibilidade e diminuir tensões e ansiedade, melhorar a capacidade pulmonar, melhorando a saúde e aumentando o bem estar.

  • Vedanta (segundas às 21h)

Vedānta significa a última parte dos Vedas, o corpo de conhecimento espiritual mais antigo da Humanidade. Vedānta é a parte desse corpo de conhecimento que fala sobre a realidade, portanto é o meio de conhecimento para a verdade de si mesmo. A descoberta desta verdade revela-se como sendo libertadora, pois descarta todas as noções erradas que a pessoa tem acerca de si mesma.

Facilitador: O Paulo Abreu Vieira estuda Vedānta há mais de 10 anos e passou os últimos 4 em retiro. Esteve na Índia a aprender com o seu mestre, Swami Dayananda Sarasvati e também com outros professores. Aprendeu Vedānta, Sânscrito, Canto Védico e Preces Tradicionais.

https://www.youtube.com/watch?v=c00upaAtB2Q

  • Mindfulness: (terças às 21h)

São muitas as pessoas que vivem as 24h do dia em constante correria e isso faz com que dia apos dia se crie mais tensão, mais desconforto, mais automatismo. Com isso as pessoas sentem-se mais desconectadas delas próprias, como que adormecidas e distantes delas. O agora é vivido com a pressão de que o depois já está a chegar e isso faz-nos viver um agora “falso”. Em mim, o Mindfulness trouxe-me algo muito importante: A capacidade de PENSAR no que PENSO e SENTIR o que SINTO. Trouxe-me também o equilíbrio entre estas duas verdades de mim, o PENSAR e o SENTIR, que vem de duas partes diferentes do meu corpo, coração (SENTIR) e mente (PENSAR) mas que são parte de um só Eu. A proposta é que nestes grupos, soltemos qualquer resistencia ao momento presente e viver o “eterno agora” com maior atençao e consciencia. Atraves de meditaçoes ativas e passivas, entre outras tecnicas, vamos mergulhar nas nossas emoçoes e estar presente para elas, com total abertura e compaixao.
Mais informaçoes, vem falar conosco!!

  • Tertúlias/ Palestras

Intervenção Social

Projecto Bós

 

Público-alvo

Idosos institucionalizados que se encontrem numa situação de isolamento social, apresentando elevadas carências sociais, afetivas ou outras.

Objectivos

Acompanhar os idosos, através de visitas ao lar, tendo como base o estar com eles e ouvi-los, criando um espaço em que se fomente a partilha de histórias e vivências e se diminua a sua solidão;

Participar nas atividades levadas a cabo pela instituição, bem como dinamizar outras que fomentem a participação dos idosos, o convívio e a interação entre eles;

Sempre que possível, fazer a “ponte” entre projectos relacionados com a Casa Bô, sejam artísticos, musicais, ou outros, e a instituição, contribuindo para a criação de novas actividades e dinâmicas promovendo assim o envelhecimento ativo, estimulando cognitiva e fisicamente os idosos.

Projecto Bôtocada

Público-alvo

Invisuais associados à Acapo;
O círculo de percussão é uma actividade aberta a todos: Crianças/ Jovens/ Adultos/ Seniores

Objectivos

Destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizagem, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes.

Atendendo ás necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas dos participantes, procuramos desenvolver potenciais ao reunirmos num círculo os participantes para tocarem instrumentos de percussão.

O círculo de percussão é uma atividade praticada em todo o mundo desde a Antiguidade que a música e particularmente a percussão tem sido utilizada por muitas culturas pelo mundo fora de forma ritualística e terapêutica.

Bôtocada junta a esta ideia outros elementos como instrumentos diversificados e feitos a partir de materiais reciclados, como atividade de educação e estimulação.

Todos os participantes são motivados a tocarem em conjunto um instrumento musical e a despertarem a sua criatividade.

A música é improvisada no momento.

O círculo de percussão é alegre e divertido, dinâmico e tolerante, e a música é usada para unir as pessoas num momento único de prazer e convívio.